Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8528
Título: Aplicação do check list de cirurgia segura em pacientes que se submetem a cirurgia bariátrica
Autor(es): Sarvalaio, Silvana Maria da Silva
Orientador(es): Dagostin, Valdemira Santina
Palavras-chave: Centro cirúrgico
Segurança do paciente
Cirurgia bariátrica
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A segurança do paciente durante a intervenção cirúrgica é uma preocupação de toda equipe cirúrgica. O presente estudo teve como objetivo identificar como é realizada a aplicação do check list de cirurgia segura em pacientes que se submetem a cirurgia bariátrica, na visão da equipe de enfermagem. Apesar da importância da cirurgia bariátrica melhorar as condições de saúde dos pacientes que há submetem, ela não é isenta de riscos, onde é preciso atuar de formas preventivas e especificas para um procedimento seguro, definindo então critérios para sua realização, sendo prevendo e provendo necessidades especiais dos pacientes em todos os procedimentos. Por tanto não fica duvidas sobre a importância da equipe de enfermagem durante o procedimento cirúrgico. Para esse reconhecimento o estudo realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritivo exploratório e de campo. Participaram da pesquisa vinte trabalhadores de enfermagem atuantes no centro cirúrgico de dois Hospitais do Sul de Santa Catarina, denominados A e B, sendo o total de três enfermeiras e dezessete técnicos de Enfermagem. Aplicou-se a entrevista, e foi realizada observação da aplicação do check list de cirurgia segura nas cirurgias bariátrica, no mês de outubro deste mesmo ano. A análise de dados ocorreu por meio analise simples de dados. Com o estudo percebemos que existe diferença no perfil da equipe de enfermagem que atua no centro cirúrgico, no Hospital A, comunicação entre a equipe de saúde é mais dinâmica. No Hospital B a comunicação acontece de forma formal. Quando questionadas sobre o entendimento e conceito de cirurgia segura os profissionais colocam de forma superficial, não sendo uma prática de realização de check list por equipe de cirurgia. Ficou evidenciado que mesmo sendo um assunto recente, muito ainda as instituições tem que se adequarem e fazer educação continuada.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2013
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8528
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.