Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/85
Título: Aplicação do método de custeio variável em uma indústria de confecção localizada na região carbonífera
Autor(es): Medeiros, Ana Paulo Leandro
Orientador(es): Cittadin, Andréia
Palavras-chave: Método de custeio variável
Indústria do vestuário
Contabilidade de custos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para a obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A contabilidade de custos destina-se a fornecer informações para auxílio nos processos de planejamento e controle, além de subsidiar a tomada de decisões dos gestores. No atual contexto econômico qualquer tipo de organização, independente do porte ou ramo de atividade, precisa identificar seus gastos e formar preço de venda adequado para manter-se competitiva. Diante disto, o objetivo geral deste trabalho consiste em apresentar a configuração de um método de custeio que atenda às necessidades gerenciais de uma indústria de confecção localizada na região carbonífera. Para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de caso. No que tange a fundamentação teórica foram abordados aspectos relacionados às terminologias e classificações dos custos, além dos principais métodos de custeio adotados pelas empresas. Quanto ao método de custeio variável observou-se que este propicia aos gestores ferramentas para o uso gerencial como: cálculo da margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança. O estudo de caso foi realizado em uma indústria de confecção situada na cidade de Criciúma - SC. Por meio da análise documental, foram identificados os custos de fabricação, bem como o fluxograma dos três principais produtos comercializados pela empresa. Após analisar a documentação pertinente a entidade, colocou-se em prática as ferramentas disponibilizadas pelo método de custeio variável e calculou-se o preço de venda destes produtos. Conclui-se que estas ferramentas são fundamentais para o gerenciamento das organizações, pois identificam os produtos mais lucrativos e a quantidade mínima necessária a ser vendida para não ocorrer prejuízo para a empresa.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 22-Mar-2012
Data do documento: 2012-03-22
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/85
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Leandro Medeiros .pdfTCC463,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.