Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8487
Título: Estresse oxidativo relacionado à Síndrome de Burnout na equipe multiprofissional atuante no pronto socorro
Autor(es): Gonçalves, Renata Casagrande
Eziquiel, Ronilda de Fátima
Orientador(es): Corrêa, Paulo de Tarso Ferreira
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Pronto Socorro
Estresse oxidativo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome da estafa profissional, pode ser vista como um fenômeno psicossocial que aparece como uma resposta crônica aos estressores vivenciados na situação de trabalho. O desenvolvimento do burnout envolve vários fatores individuais e laborais, sendo, portanto multicausal. Os sintomas mais característicos desta síndrome são a queda de produtividade, desmotivação, irritação, impaciência, relações afetivas conturbadas, depressão, ansiedade, entre outros. O objetivo central deste estudo foi relacionar o nível de estresse oxidativo com a síndrome de burnot na equipe multiprofissional atuante no pronto socorro. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório e experimental, desenvolvido primeiramente nas dependências de um hospital de alta complexidade pertencente a um Município localizado no Extremo Sul de Santa Catarina e sequencialmente no laboratório de fisiopatologia experimental da UNESC. Participaram da pesquisa 73 multiprofissionais de ambos os gêneros atuantes nos períodos diurno e noturno no pronto socorro, inicialmente foi aplicado um questionário adaptado ao questionário Maslach Burnout Inventury (MBI) visando avaliar a síndrome de burnout nos profissionais e posteriormente realizada coleta de sangue de todos os participantes para a dosagem dos níveis de estresse oxidativo.Emníveis séricos de espécies reativas ao ácido tiobarbitúrico observou-se um aumento significativo nos profissionais com SB, o que indica dano lipídico, já em relação às atividades das enzimas antioxidantes (SOD e CAT) e danos proteicos, não se observou diferenças estatísticas entre os grupos. Para melhor evidenciaros possíveis danos oxidativos consequentes da síndrome de burnout, se faz necessário a realização de mais estudos
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8487
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC ENFERMAGEM3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.