Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8485
Título: Avaliação da lesão Periestomal a partir do instrumento SACS™
Autor(es): Rosa, Patrícia Carvalho da
Orientador(es): Tessmann, Mágada
Palavras-chave: Estomas
Lesões Periestomais
SACS™
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O instrumento SACS™ é um método para classificar as lesões periestomais e manter controle sobre as complicações devido à infecção, dermatite, entre outras complicações. Frente a isso, o objetivo geral do estudo foi avaliar a lesão cutânea periestomal a partir do SACS™ no Programa de Estomizados na Clínica de Enfermagem da Universidade no Extremo Sul Catarinense, no município de Criciúma – SC. De um total de 110 pacientes cadastrados, 18 pacientes foram incluídos no estudo respeitados os critérios de inclusão. No primeiro momento identificou-se o perfil dos estomizados considerando as variáveis dependentes: idade, gênero, raça, causa da estomia, tipo de estomia e complicações relacionadas à estomia. Em seguida, foram cruzados os dados entre todas as variáveis dependentes. Foi possível evidenciar que o SACS™ é um instrumento preciso para a classificação da lesão cutânea peristomal universalmente reconhecido e compartilhado para facilitar a interpretação e detecção de lesão, o que pode ser um instrumento útil para um acompanhamento adequado de complicações do ostoma, tanto por profissionais da saúde como para o próprio paciente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8485
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC ENFERMAGEM3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.