Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8477
Título: Atuação do enfermeiro perfusionista na circulação extracorpórea da cirurgia cardíaca - estudo de caso
Autor(es): Cizeski, Greice Studzinski
Orientador(es): Zanini, Maria Teresa Brasil
Palavras-chave: Circulação Extracorpórea
Cirurgia cardíaca
Enfermeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Introdução: Estudo de cunho acadêmico com o objetivo de identificar a atuação do enfermeiro perfusionista na circulação extracorporea de cirurgia cardíaca de uma cidade do extremo sul catarinense. O estudo foi desenvolvido com um enfermeiro perfusionista identificado como estudo de caso. Metodologia: Pesquisa de abordagem metodológica qualitativa, do tipo descritivo, com entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por técnica de análise simples de conteúdo proposta por Minayo. Resultados: encontrados a assistência de enfermagem é realizada pelo enfermeiro perfusionista de forma sistematizada. O enfermeiro perfusionista atua juntamente com a equipe cirúrgica, planeja e conduz os procedimentos de CEC. O enfermeiro é profissional capacitado para o pleno desenvolvimento da circulação extracorpórea, bem como do manejo, reversão das potenciais complicações deste procedimento. Pode-se constatar que o maior desafio enfrentado pelo enfermeiro perfusionista para a realização da CEC é o domínio do conhecimento técnico/científico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8477
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC ENFERMAGEM3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.