Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8476
Título: Sentimentos vivenciados pelo paciente internado na UTI
Autor(es): Costa, Fabiana da Silva
Costa, Silvana Marcelino da
Orientador(es): Soratto, Maria Tereza
Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva
Enfermagem de cuidados críticos
Assistência ao paciente
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar os sentimentos vivenciados pelos pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), de um hospital do Extremo Sul de Santa Catarina.Pesquisa de abordagem metodológica qualitativa, descritiva-exploratória e de campo. O estudo foi desenvolvido com 06pacientes internados na UTI. Os dados foram analisados por meio da técnica de categorização proposta por Minayo. Os sentimentos dos pacientes relacionado à internação na UTI foram de medo; tranqüilidade; separação; perda e saudade da família; tristeza e importância da fé para a recuperação. A separação da família representou o maior impacto na internação na UTI. O cuidado humanizado de enfermagem contribui para amenizar os sentimentos de angústia, medo, impotência e tristeza do paciente internado na UTI. A equipe de enfermagem representa uma fonte de apoio, suporte emocional e consolação para a adaptação e enfrentamento do processo de internação hospitalar.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8476
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC ENFERMAGEM3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.