Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8438
Título: Grupo de gestantes: educação em saúde
Autor(es): Trescher, Diane Furtado dos Santos
Orientador(es): Santos, Cecilia Marly Spiazzi dos
Palavras-chave: Gestação
Educação em Saúde
Enfermagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório, participativo e de campo, acerca da educação em saúde no grupo de gestantes do PAMIF. Teve como objetivo geral identificar de que forma é realizada a educação em saúde no grupo de gestantes, como objetivos específicos identificar a atuação dos acadêmicos de enfermagem no grupo, conhecer o desenvolvimento da metodologia utilizada e qual a contribuição da enfermagem na ótica das participantes do grupo. Os dados foram obtidos através de duas entrevistas semiestruturadas, sendo uma direcionada aos acadêmicos de enfermagem, e outra realizada junto as participantes do grupo de gestantes do PAMIF. Essa etapa ocorreu na Universidade do Extremo Sul do Estado de Santa Catarina, que desenvolve um projeto de extensão denominado Programa de Atenção Materno Infantil e Familiar – PAMIF, e visa atender a mulher grávida e a família, dentro de uma perspectiva social-comunitária, por meio de atividades de grupo. O material apreendido dos depoimentos foi tratado conforme o método de análise de conteúdo. Desse processo surgiram algumas inquietações sobre as categorias temáticas relacionada aos acadêmicos de enfermagem: Educação em saúde; Organização das atividades/metodologia; Atuação dos acadêmicos de enfermagem, contribuição na educação em saúde; Sugestões para a Educação em saúde. E as categorias temáticas relacionada as participantes do grupo: Tipos de parto; Amamentação; Pré-natal; Indicação do programa PAMIF; Resultado da participação; Contribuições da enfermagem para o cuidado; Sugestões das participantes do grupo do PAMIF. A análise dos dados é de fundamental importância para caracterização final da realidade pesquisada. Os resultados evidenciaram que a educação em saúde é realizada de forma a sanar as dúvidas das gestantes em relação ao processo gravídico e aos cuidados com o recém-nascido, além de propiciar o empoderamento e autonomia para o autocuidado e para o cuidado com o bebê. As atividades educativas utilizam metodologias dinâmicas participativas e interativas, com demonstrações práticas do cuidado relacionado ao processo gestacional, buscando o entrosamento das participantes. Identificou-se uma atuação efetiva e empenhada dos acadêmicos de enfermagem no grupo de gestantes, que trabalham para que haja ampliação do conhecimento e esclarecimento de dúvidas, na tentativa de ampliar e instigar o processo de mudanças de hábitos e modificação no modo de viver, visando a qualidade de vida do binômio.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2014
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8438
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC ENFERMAGEM3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.