Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8417
Título: A utilização de atividade lúdica na produção do cuidado a criança hospitalizada sob o olhar da equipe de enfermagem
Autor(es): Rodrigues, Ana Paula
Orientador(es): Silva, Rafaela Reis da
Palavras-chave: Criança hospitalizada
Lúdico
Enfermagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que visa averiguar a percepção da equipe de enfermagem sobre a realização da atividade lúdica; propiciando conhecer-se o impacto que as atividades lúdicas em contexto hospitalar produzem no cuidado a criança enferma e sua família, segundo o olhar dos trabalhadores de enfermagem. Para tanto, objetivou-se averiguar se é desenvolvida a atividade na unidade, conhecendo a importância do lúdico para a contribuição do cuidado humanizado junto a sua família e identificando o nível de conhecimento dos trabalhadores sobre a importância da atividade lúdica. Utilizou-se como subsídio teórico fontes literárias disponíveis sobre desenvolvimento infantil, ludoterapia e cuidado humanizado e integral em pediatria. O estudo foi realizado em uma unidade pediátrica de um hospital do Extremo Sul Catarinense, no período de setembro a novembro de 2010, foram entrevistados 7 profissionais que trabalham no setor pediátrico. Os profissionais foram entrevistados e observados durante o exercício de seu cotidiano de trabalho junto às crianças hospitalizadas e durante a realização de atividades lúdicas organizadas pela pesquisadora. Ao desenrolar desta pesquisa evidenciou-se uma realidade em que as crianças internadas na pediatria não participam de atividades lúdicas provindas da equipe de enfermagem e que a equipe até tem conhecimento sobre os benefícios do lúdico, mas esse instrumento não é abordado em sua prática assistencial. As reflexões surgidas apontaram a necessidade de atender a criança de um modo mais qualificado, bem como a falta de inserção do lúdico para a criança durante o período de hospitalização, embora a partir das atividades lúdicas realizadas no período do estudo tenha se observado a sua importância para amenizar o estresse causado pela nova situação vivenciada pela criança.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8417
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC ENFERMAGEM3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.