Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8406
Título: Desmame precoce e suas múltiplas e complexas causas
Autor(es): Bertan, Larissa Zaccaron
Orientador(es): Machado, Ida Marlene Stoffel
Palavras-chave: Amamentação
Aleitamento misto
Desmame precoce
Mulher
Criança
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo conhecer as causas que levaram ao desmame precoce e a introdução do aleitamento misto na dieta da criança, em um determinado bairro de Morro da Fumaça, tentando responder a seguinte pergunta: Quais os fatores biológicos e psico-sociais que estão associados ao desmame precoce? Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. O local para a realização da pesquisa foi uma Unidade Básica de Saúde localizada em Morro da Fumaça que possui implantada a estratégia saúde da família (ESF). As participantes do estudo foram todas as mulheres residentes no bairro que realizaram o desmame precoce ou que ofereceram aleitamento misto, com crianças de zero a seis meses de idade, num total 18 mulheres. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados a aplicação de entrevista semi-estruturada durante a visita domiciliar. Os dados foram analisados conforme as respostas semelhantes, ou seja, uma categorização, de acordo com os temas emergentes. A teoria que auxiliou esta pesquisa foi a Teoria de enfermagem transcultural de Madeleine Leininger. Os resultados da pesquisa mostraram que realmente existem várias causas, conforme citado pelas mulheres entrevistadas, para a introdução de outros alimentos na dieta da criança além do leite materno ou para o desmame precoce. As causas citadas foram: o fato de precisar trabalhar, a criança chora muito, a criança permanece com fome, a criança recusa o peito, leite fraco, leite não sustenta, leite não desceu, a criança mama muito, doença da criança, não ter mais leite, tempo insuficiente para o leite descer, rachaduras, medo de prejudicar a estética da mama, falta de interesse da mãe em amamentar, medo ou insegurança por parte da mãe e a influência cultural.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2006
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8406
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.