Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/84
Título: Motivos de adesão e aderência a prática de exercício físico do cliente/aluno de personal trainer no município de Criciúma - SC
Autor(es): Sombrio, Douglas Amboni
Orientador(es): Borowski, Eduardo Batista Von
Palavras-chave: Preparadores físicos pessoais
Atividade motora
Exercícios físicos
Motivação na atividade física
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar o motivo de adesão a prática de exercício físico individualizado dos clientes/alunos de Personal Trainer no município de Criciúma, SC. A pesquisa tem cunho descritivo, composta por clientes/alunos de Personal Trainer, residentes no município de Criciúma – SC e a amostra foi composta por 59 participantes de ambos os gêneros. Os dados foram coletados por meio de questionário, contendo questões fechadas (categóricas, de múltiplas escolhas e questões com várias alternativas de resposta) e abertas para o respondente expressar o seu posicionamento. Os resultados demonstram que a média de idade do gênero masculino foi de 40 anos e do gênero feminino de 31 anos e com predominância dos casados. Em ambos os gêneros prevalece o nível superior completo, exercendo atividades remuneradas em tempo integral e como principais ocupações empresários, servidores públicos e empregados de empresa privada e apresentando ter renda mensal superior a três mil reais. Os motivos de adesão mais citados foram a saúde e qualidade de vida, seguida pelos de estética, bem estar, obter resultados rápidos e por indicação médica, demonstrando que há uma conscientização maior da população acerca dos benefícios da prática de exercícios, tornando o treinamento personalizado um objeto de desejo e consumo. Já os motivos mais citados que contribuem para a aderência dos clientes foram à competência profissional do Personal Trainer, seguidos pelo alcance de metas/resultados, motivação por parte do professor, motivação pessoal e pela cumplicidade do Personal Trainer/aluno. E a freqüência semanal mais citada foi de três vezes por semana, sendo que a maioria tem acima de seis meses de treinamento personalizado. O processo de aderência ocorre de forma gradual e depende essencialmente do prazer em realizar tal prática, fica claro ainda que quando a motivação é relacionada a saúde e competência profissional do Personal Trainer, os indivíduos tendem a ter uma prática regular e sistemática, tornando assim parte do cotidiano.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 22-Mar-2012
Data do documento: 2012-03-22
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/84
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EDF Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Douglas Amboni Sombrio.pdfTCC2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.