Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8381
Título: O sofredor psíquico na Estratégia Saúde da Família: o olhar do enfermeiro
Autor(es): Spader, Franciane
Orientador(es): Corrêa, Sônia Maria
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família
Sofrimento Psíquico
Atuação do Enfermeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar a compreensão do enfermeiro que atua na Estratégia Saúde da Família com relação ao atendimento do indivíduo portador de sofrimento psíquico. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Foi realizado em vinte e três Unidades de Saúde que atende ao Programa (Estratégia) Saúde da Família do Município de Criciúma. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada com o uso do gravador de áudio, com a participação de vinte e três enfermeiros. A análise dos dados foi feita por meio de análise de conteúdo e em seguida identificou-se as categorias chave. Os resultados foram obtidos a partir das entrevistas e da roda de discussões. Foi possível identificar a realidade dos profissionais enfermeiros em relação ao atendimento dos sofredores psíquicos nas unidades de saúde. Porém, é importante ressaltar que o sofrimento psíquico hoje está presente em todos os lugares independente de classe social e raça e que o profissional da saúde deve estar ciente de que esses sofredores são carentes e precisa dar atenção a eles.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2006
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8381
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.