Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8368
Título: Representação social do sujeito com trauma raquimedular e sua inserção social
Autor(es): Tavares, Ana paula Goulart
Orientador(es): Gulbis, Karina Cardoso
Palavras-chave: Representação Social
Trauma Raquimedular
Inserção social
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Na sociedade, apesar das inúmeras discussões sobre os direitos dos pacientes com deficiências, ainda se pode observar a existência da discriminação, a qual perpassa pela vida das pessoas que possuem limitações e que, por conta disso, sentem-se muitas vezes excluídas e, além disso, vêem nas limitações significados pouco entendidos, compreendidos e sabidos por quem não os vivencia. Portanto tem-se como foco neste trabalho, verificar como o sujeito com TRM busca a sua representação social e de que maneira ele traça seus caminhos e vence o obstáculo da limitação, e dessa maneira saber como esses sujeitos enfrentam essas mudanças de vida e, como significam essas questões relacionadas à vida, ao trauma, a inserção social. Teve como objetivo, identificar e analisar as mudanças que o sujeito enfrenta após o trauma, para assim, compreender o que pensam e, como lidam diariamente com suas limitações e como as superam cotidianamente. Acredita-se que a inserção social poderia contribuir nessa trajetória e, portanto um dos enfoques são as perspectivas e opiniões acerca disso. No decorrer do trabalho, utilizou-se a representação social enfocada por Moscovici. O trabalho trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa no qual se utilizou como instrumento de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada aplicada com sujeitos que sofreram trauma raquimedular, que integram um grupo de apoio da região sul de SC e que aceitaram participar após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. E na descrição e análise de dados, utilizou-se a técnica de minayo. Desta maneira, a inserção do sujeito com TRM, vem ao longo dos anos sofrendo transformações, sendo que, para tanto existem leis e benefícios que protegem os direitos desses sujeitos. Percebeu-se com a pesquisa que o TRM afeta a expectativa de vida do sujeito que sofre o trauma, porém com o tempo, esses sujeitos percebem maneiras diferentes de representarem-se na sociedade e dessa maneira passam a construir um novo futuro.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2008
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8368
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC ENFERMAGEM3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.