Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8357
Título: A Estratégia do Tratamento Supervisionado (DOTS) no controle da tuberculose no município de Criciúma
Autor(es): Colle, Neiva
Orientador(es): Zanini, Maria Teresa Brasil
Palavras-chave: Tuberculose
Estratégia do Tratamento Supervisionado (DOTS)
Tratamento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A tuberculose continua sendo um dos grandes desafios de Saúde Pública visto que chega ao século XXI como uma das maiores causas de morbimortalidade do mundo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa do tipo exploratória documental com o objetivo de avaliar se a Estratégia DOTS interferiu na adesão, cura ou abandono de tratamento no município de Criciúma. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento com questões que eram o foco da pesquisa: realização da baciloscopia de escarro; adesão ao tratamento; tratamento supervisionado ou auto administrado e situação de encerramento do tratamento. Informações estas retiradas dos prontuários dos pacientes, dos livros de registros e dos relatórios emitidos pelo Sistema Nacional de Agravos de Notificação. Os dados foram analisados segundo algumas variáveis previamente selecionadas e discutidos a luz dos documentos publicados pelos MS. Constatou-se que a estratégia DOTS no município em estudo apresentou significativas contribuições no que se referiu ao controle baciloscopico, a adesão ao tratamento e situação de encerramento dos casos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2009
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8357
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.