Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8353
Título: Os idosos e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS): sentimentos vivenciados após o diagnóstico
Autor(es): Abdenur, Michele Fortunato
Orientador(es): Losso, Ana Regina da Silva
Palavras-chave: Idoso
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS)
Sentimentos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo teve como propósito identificar os sentimentos vivenciados pelos idosos, cadastrados em uma unidade de referência do Sul de Santa Catarina, após o diagnóstico do HIV/AIDS. Para atingir os objetivos propostos foi realizada a coleta de dados, utilizando-se da análise documental e da entrevista semi-estruturada, de abordagem qualitativa. A população estudada foi de 10 pacientes na faixa etária entre 65 e 80 anos. Os dados demonstraram que os portadores do HIV/Aids, antes do contágio, possuíam pouca ou nenhuma informação sobre a doença. Os objetivos da pesquisa foram atingidos, pois diversos sentimentos foram identificados, entre eles, tristeza, negação, desânimo, culpa, vergonha, raiva e medo da rejeição. Nos depoimentos, os idosos relatam o processo de mudança pelo qual passaram e os meios de enfrentamento do problema.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2009
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8353
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.