Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8352
Título: Atividades das (os) enfermeiras (os) no processo de trabalho nas Unidades da Saúde da Família no município de Criciúma
Autor(es): Ronchi, Ana Paula Vieira
Orientador(es): Faria, Eliana Marília
Palavras-chave: Atividades
Processo de trabalho
Organização do trabalho
Trabalho em equipe
Unidade de Saúde da Família
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo que buscou fazer uma reflexão sobre a prática dos enfermeiros na atenção básica de saúde do município de Criciúma. Teve como objetivo identificar as atividades desenvolvidas pelas (os) enfermeiras (os) nas Unidades de Saúde da Família. Participaram do estudo os enfermeiros que no momento da pesquisa estavam presentes nestas unidades (22). A metodologia teve como pressuposto o olhar dialético para o objeto de estudo, caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a coleta de dados a entrevista e a discussão em grupo focado no objeto de estudo - Grupo Focal, que aconteceu em três momentos. O arcabouço teórico se sustentou nas questões relacionadas ao trabalho e o processo de trabalho; o trabalho em equipe, cidadania, saúde, Sistema Único de Saúde e a Estratégia de saúde da Família e seus princípios. Como resultado percebeu-se que os participantes do estudo, em relação às atividades que desenvolvem no seu processo de trabalho, estão relacionados a assistenciais (cuidado e educação) e as gerenciais. As mais realizadas pelo grupo do estudo são as que estão no campo administrativo burocrático. Embora realizem inúmeras atividades na dimensão do cuidado, estas se concentram nos atendimentos e na educação em saúde, referem que essas são fundamentais no cotidiano do seu processo de trabalho na ESF. Para estes trabalhadores o cuidado de enfermagem na ESF é a base, é o sustentáculo da estratégia. Em contrapartida, há certa dificuldade em organizar o trabalho considerando como principal obstáculo o não trabalho em equipe, a insuficiência de trabalhadores, e o modelo medico-centrado em relação ao processo de trabalho e seus elementos constitutivos, há certa confusão entre o objeto e a finalidade e os instrumentos. Em grande medida os participantes do estudo conhecem os princípios da Estratégia de Saúde da Família e do Sistema Único de Saúde, relacionando-os como base do seu trabalho.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2006
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8352
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.