Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8283
Título: Sentimentos vivenciados pelos familiares de indivíduos portadores de transtorno mental
Autor(es): Kauling, Nilza Daiane
Orientador(es): Losso, Ana Regina da Silva
Palavras-chave: Transtorno mental
Reabilitação Psicossocial
Família
Sentimentos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esta pesquisa teve como foco principal investigar os sentimentos de familiares de indivíduos portadores de transtorno mental. Os familiares desses indivíduos veem os transtornos mentais sob diversos ângulos, por não compreender o real significado, acabam não sabendo como lidar com as situações que ocorrem no seu cotidiano. Isso os leva a realizar ações que são incompreendidas pelos profissionais que tratam desses indivíduos, essa incompreensão faz com que os profissionais culpabilizem a família na gênese da doença mental. Os sentimentos são nossa percepção ao mundo, eles nos mostram se o que estamos vivenciando é bom ou ruim, triste ou doloroso. Os sentimentos quando dolorosos provocam reações que são meios de fuga diante de algo que não sabemos como resolver. Os familiares de indivíduos portadores de transtorno mental sentem-se sem rumo, são levados a realizar ações por não terem orientações para atuar como cuidadores. Devido a isso, fez-se necessário uma pesquisa voltada para os sentimentos e compreensões dos familiares de indivíduos portadores de transtorno mental.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2005
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8283
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.