Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8276
Título: O cuidado de enfermagem no processo da morte e do morrer
Autor(es): Vieira, Geison
Orientador(es): Tessmann, Mágada
Palavras-chave: Unidade de terapia intensiva
Cuidado de Enfermagem
Processo da Morte e do Morrer
Paciente
Família
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O estudo se refere aos Cuidados de Enfermagem no Processo da Morte e do Morrer. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, descritiva. Foi desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital da região sul deste Estado, com os quatro enfermeiros lotados na referida unidade de internação. Os resultados encontrados, vão ao encontro dos objetivos propostos, identificando que há dificuldades na realização dos Cuidados de Enfermagem no Processo da Morte e do Morrer, por representação da morte como punição, ligada diretamente aos princípios religiosos. Dentre as dificuldades, a maior se concentra na superação dos sentimentos frente à morte de crianças. Os cuidados de enfermagem se limitam à burocracia, encaminhamentos legais e atividades tecnicistas, caracterizando desta forma mais assistência do que cuidado propriamente dito. Segundo a Teoria de Enfermagem do Vir-a-Ser Humano, de Rosemarie Rizzo Parse, há esperança! É possível a superação das dificuldades a partir da transcendência, partindo do pressuposto do reconhecimento da dificuldade e da decisão pessoal de cada profissional.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2006
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8276
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.