Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/826
Título: Diagnóstico de gestão de riscos para extração de carvão
Autor(es): Gaspar, Maiara da Conceição
Orientador(es): Redivo, Rosimeri Venâncio
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Saúde do trabalhador
Avaliação de riscos
Trabalhadores das minas de carvão
Descrição: Monografia apresentada à Diretoria de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, para a obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico de gestão de riscos para extração de carvão e assim identificar e demonstrar a importância do gerenciamento dos perigos e riscos ambientais das atividades de uma organização. O gerenciamento de perigos e riscos é uma ferramenta de gestão em empresas não certificadas e um item indispensável para empresas certificadas com a OHSAS 18001. Devido à crescente preocupação por parte das empresas e do ministério do trabalho cujos requisitos legais devem ser atendidos para garantir e manter a segurança e saúde do trabalhador, o gerenciamento dos perigos e riscos é instrumento fundamental para que a empresa possa adotar medidas de controle específicas para cada risco levantado e assim monitorar o risco e o desempenho dessas medidas de controle. No caso da indústria carbonífera, além do compromisso com o processo de melhoria contínua, um dos motivos para que as empresas mantenham um gerenciamento de perigos e riscos é a cobrança do ministério do trabalho em relação às medidas adotadas para cumprir a legislação e assim fornecer segurança ao trabalhador. Este trabalho realizou-se através da elaboração de um procedimento para identificar perigos e riscos no ambiente de trabalho e avaliação dos perigos e riscos identificados no setor de extração de carvão mineral especificamente. Os principais resultados do trabalho consistem na avaliação da matriz de perigos e riscos identificados. Tendo os perigos e riscos identificados é possível ter dados concretos para a tomada de decisões estratégicas quanto a medidas de controle e melhorias nas medidas já existentes. Ressalta-se também que os parâmetros adotados são diversificados de acordo a realidade, a necessidade e as particularidades dos processos, serviços e produtos de cada empresa.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/826
Aparece nas coleções:Monografia (ENG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maiara da Conceição Gaspar.pdfMonografia2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.