Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8254
Título: Contribuições da enfermagem a pacientes submetidos a cirurgias cardíacas quando em estresse durante sua internação na UTI
Autor(es): Batista, Clédna Bitencourt
Orientador(es): Zanini, Maria Teresa Brasil
Palavras-chave: Unidade de Terapia intensiva (UTI)
Cirurgia Cardíaca
Estresse
Internação Hospitalar
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Estresse foi definido por Selye como sendo resposta do corpo a qualquer demanda, quando forçado a adaptar-se a mudança. Com os pacientes de pós operatório de cirurgia cardíaca na UTI não se faz diferente. A alteração da rotina diária, dores, juntamente com algumas atitudes inadequadas dos profissionais da saúde, que por vezes esquecem que estão lidando com seres humanos, supervalorizando os artefatos inerentes a terapêutica necessária ao paciente grave, acabam estressando estes pacientes. Tem como objetivo geral: Identificar os principais fatores que desencadeiam o estresse em pacientes internados na UTI. Aborda assuntos como UTI, comunicação e estresse. Tem como embasamento teórico a teoria transcultural de Madeleine Leininger. Durante a pesquisa foram acompanhados dez pacientes submetidos a cirurgia cardíaca.Essa foi realizada durante o período de 3 dias em um hospital da região sul da Santa Catarina.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2006
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8254
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.