Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8198
Título: Avaliação da experiência do usuário nas interfaces conversacionais(chatterbots) no contexto dos deficientes visuais
Autor(es): Santos, Ana Cleusia Saldanha dos
Orientador(es): Barbosa, Ana Claudia Garcia
Palavras-chave: Experiência do usuário
Usabilidade
Design de interação
Interação humano-computador
Interface conversacional
Deficiência visual
Acessibilidade digital
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Existe um problema que é a acessibilidade tecnológica para o deficiente visual, e ciência da computação pode apresentar inúmeras soluções para a inclusão digital deste público. Dentre estas soluções, a IHC apresenta e possibilita algumas experiências com a evolução acelerada que as interfaces conversacionais vêm sofrendo, e cresce a necessidade de estudar aprofundadamente o impacto causado por elas. Torres, Franklin e Martins (2018) acrescentam que com o aumento do índice de deficientes visuais, cresce a necessidade de inclusão deste público, e as interfaces conversacionais, por serem interativas, são mediadoras essenciais para facilitar o uso e realização de tarefas em determinados contextos, e partindo desta necessidade, foram desenvolvidos vários sistemas computacionais, baseado no uso interativo e intensivo de síntese de voz para interagir com o usuário através de comandos de voz que auxiliam nas tarefas. E o objetivo deste trabalho é avaliar a experiência do usuário e a usabilidade das interfaces conversacionais aplicado ao contexto diário de deficientes visuais. Os aplicativos trabalhados foram as interfaces conversacionais (Assistentes de voz) Siri da Apple, Cortana da Microsoft e o Google assistente da Google. Para a obtenção dos dados da avaliação, foram aplicados testes com o usuário por meio de técnicas de inspeção de interfaces onde buscou-se mensurar a satisfação do usuário em relação à sua experiência de uso relacionado ao contexto e identificar problemas de interação. Quanto aos fins, esta pesquisa é considerada como uma pesquisa exploratória descritiva. Quanto aos meios esta pesquisa é classificada como pesquisa de campo que se caracteriza pela coleta de dados do ambiente natural com o objetivo de observar a vida real. Foi uma pesquisa qualitativa e quantitativa, apoiando-se em técnicas de coleta de dados. A avaliação aplicada foi a somativa, que inspeciona produtos já finalizados e a mesma teve como foco cinco dimensões: reações iniciais, qualidades percebidas da interface, usabilidade, afeto e atendimento a necessidade. O framework DECIDE foi usado para o planejamento desta pesquisa e foram selecionados os métodos e técnicas de experiencia do usuário e usabilidade para a aplicação da avaliação, com base no método de UX-Tips foi feita a comparação entre as interfaces conversacionais avaliadas. Para os resultados da avaliação foram considerados os problemas de interação encontrados na avaliação da interface, o atendimento das funcionalidades da aplicação, a qualidade da interface e o nível de satisfação do usuário com relação à sua experiência de uso, por meio de testes de usabilidade e experiência do usuário.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8198
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (COM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CLESIA SALDANHA DOS SANTOS.pdfTCC5,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.