Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8191
Título: Protótipo de um jogo digital educativo sobre meio ambiente com a aplicação das metodologias Scrum e adaptação dos sete passos para o desenvolvimento de competências
Autor(es): Bonetti, Pedro Henrique
Orientador(es): Antunes, Luciano
Co-orientador: Oliveira, Fabiano Naspolini de
Palavras-chave: Jogos digitais
Metodologia Scrum
Metodologia dos sete passos
Jogos educacionais
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Com a demanda por novos recursos didáticos na educação e o interesse dos jovens por jogos, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de jogo digital educativo como forma de avaliar a aplicabilidade das metodologias Scrum e Sete Passos para o Desenvolvimento de Competências adaptada por Oliveira (2017). Para isso, foi utilizado o software Construct 2 e foram desenvolvidos os documentos High Concept e Game Design Document (GDD), os quais estruturam e coordenam um jogo digital. Com a finalização da elaboração do protótipo, assim como da etapa de testes, o mesmo foi aplicado em uma escola municipal. Para avaliar o protótipo, foi realizada a pesquisa de satisfação de Savi et. al. (2010), como forma de obter um feedback dos jogadores com relação à aplicação. Para validar os testes, foram identificados os perfis de aprendizagem e jogador por meio dos questionários V.A.R.K. e Teste de Bartle, respectivamente, a fim de verificar possíveis alterações nos resultados causados pelos perfis. A partir da coleta e análise de resultados, foi verificado que, por meio da utilização das metodologias Scrum e Sete Passos para o Desenvolvimento de Competências adaptada por Oliveira (2017), o protótipo do jogo digital educativo teve resultados positivos, estando baseado na primeira e atingindo o objetivo da última, que busca criar jogos não só educativos, mas também divertidos. A pesquisa contribui para que jogos com o intuito educacional sejam feitos prezado por diversão e aprendizagem e mostrando uma metodologia possível de desenvolvê-los e viabilizá-los perante os dois critérios.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8191
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (COM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDRO HENRIQUE BONETTI.pdfTCC5,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.