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http://repositorio.unesc.net/handle/1/8182
Título: | Gamificação no desenvolvimento de habilidade de ritmo no ensino de violão |
Autor(es): | Souza, José Vitor Morona |
Orientador(es): | Gonçalves, Leila Laís |
Co-orientador: | Baumer, Édina Regina |
Palavras-chave: | Gamificação Octalysis (Framework) Computação persuasiva Captologia Ensino de violão |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
Resumo: | A gamificação é a utilização de técnicas de jogos em uma situação da vida real. O uso de produtos interativos, como jogos, visando a mudança de atitudes e comportamentos de indivíduos é denominado Captologia ou computação persuasiva. Como técnica da computação persuasiva, a gamificação surge como uma alternativa aos métodos tradicionais de ensino utilizando mecanismos de jogos para engajar, motivar, encorajar ou desenvolver habilidades, mudando determinados comportamentos. A gamificação é usada nas áreas empresarial e educacional, e o que justifica utilizar a técnica é que, com ela possível motivar, desenvolver habilidades e produzir estímulos. O problema em destaque está nas dificuldades que os alunos iniciantes de violão apresentam nas aulas de ritmo, um dos motivos está na coordenação motora. E por isso neste trabalho, buscou-se avaliar o uso da gamificação como uma técnica de computação persuasiva no desenvolvimento de habilidades de ritmo no ensino de um instrumento musical de corda. Neste trabalho, utilizou-se de levantamento bibliográfico, técnicas de gamificação em jogos musicais, modelagem da gamificação no framework Octalysis para o desenvolvimento de habilidades de ritmo e dois questionários para validação de uma proposta gamificada. Este trabalho procurou pesquisar sobre computação persuasiva, gamificação, teoria do flow e framework Octalysis. Os questionários envolveram três professores de uma instituição de ensino musical, para validarem a proposta gamificada no ensino de habilidades de ritmo. Como resultado, o framework Octalysis auxiliou na distribuição das técnicas de gamificação, a utilização de técnicas como a recompensa auxilia no engajamento, para manter a motivação do aluno em não desistir das aulas de ritmo. |
Idioma: | Português (Brasil) |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Data da publicação: | Jul-2019 |
URI: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/8182 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (COM) |
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