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http://repositorio.unesc.net/handle/1/8182
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Gonçalves, Leila Laís | - |
dc.contributor.author | Souza, José Vitor Morona | - |
dc.contributor.other | Baumer, Édina Regina | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-06T22:26:43Z | - |
dc.date.available | 2021-05-06T22:26:43Z | - |
dc.date.created | 2019-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/8182 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gamificação é a utilização de técnicas de jogos em uma situação da vida real. O uso de produtos interativos, como jogos, visando a mudança de atitudes e comportamentos de indivíduos é denominado Captologia ou computação persuasiva. Como técnica da computação persuasiva, a gamificação surge como uma alternativa aos métodos tradicionais de ensino utilizando mecanismos de jogos para engajar, motivar, encorajar ou desenvolver habilidades, mudando determinados comportamentos. A gamificação é usada nas áreas empresarial e educacional, e o que justifica utilizar a técnica é que, com ela possível motivar, desenvolver habilidades e produzir estímulos. O problema em destaque está nas dificuldades que os alunos iniciantes de violão apresentam nas aulas de ritmo, um dos motivos está na coordenação motora. E por isso neste trabalho, buscou-se avaliar o uso da gamificação como uma técnica de computação persuasiva no desenvolvimento de habilidades de ritmo no ensino de um instrumento musical de corda. Neste trabalho, utilizou-se de levantamento bibliográfico, técnicas de gamificação em jogos musicais, modelagem da gamificação no framework Octalysis para o desenvolvimento de habilidades de ritmo e dois questionários para validação de uma proposta gamificada. Este trabalho procurou pesquisar sobre computação persuasiva, gamificação, teoria do flow e framework Octalysis. Os questionários envolveram três professores de uma instituição de ensino musical, para validarem a proposta gamificada no ensino de habilidades de ritmo. Como resultado, o framework Octalysis auxiliou na distribuição das técnicas de gamificação, a utilização de técnicas como a recompensa auxilia no engajamento, para manter a motivação do aluno em não desistir das aulas de ritmo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Octalysis (Framework) | pt_BR |
dc.subject | Computação persuasiva | pt_BR |
dc.subject | Captologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de violão | pt_BR |
dc.title | Gamificação no desenvolvimento de habilidade de ritmo no ensino de violão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (COM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JOSÉ VITOR MORONA SOUZA.pdf | TCC | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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