Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/817
Título: Sintomas de ansiedade em professores do ensino médio
Autor(es): Lapolli, Fernanda
Orientador(es): Teixeira, Regina de Fátima
Palavras-chave: Professores de ensino médio
Ansiedade
Saúde e trabalho
Descrição: Monografia apresentada à Diretoria de Pós-Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de Especialista em Saúde Mental.
Resumo: Atualmente, exige-se do professor, tarefas e habilidades que vão além do âmbito escolar e de suas capacidades e conhecimentos pedagógicos. Este tipo de situação permite que os professores apresentem problemas relacionados com sua saúde psíquica, como depressão, estresse, ansiedade, síndrome do pânico entre outras. Este trabalho foi realizado com nove professores do ensino médio, da escola Básica Barão do Rio Branco, na cidade de Urussanga/SC, com o objetivo de verificar se eles apresentam sintomas de ansiedade. A pesquisa do tipo qualitativa, exploratória, representa 100% da população dessa unidade de ensino. Inicialmente foi elaborado um questionário baseado nos sintomas descritos no DSM IV (Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais), com perguntas relacionadas à rotina de trabalho e qualidade de vida dos professores. Verificou-se que em quase todas as respostas, houve a presença de um nível de ansiedade. A sobrecarga de trabalho, preocupação com tarefas rotineiras, distúrbios do sono, medo de sofrer algum tipo de violência, foram as principais queixas apresentadas pelos professores.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/817
Aparece nas coleções:Monografia (SAU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Lapolli.pdfMonografia446,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.