Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8034
Título: Plano de ajustes para conciliar a escrituração do Bloco K do SPED fiscal em uma empresa metalúrgica de Santa Catarina
Autor(es): Araujo, Fernando Augusto
Orientador(es): Blauth, Wagner
Palavras-chave: Gestão de estoque
Sistema público de escrituração digital (SPED)
Bloco K
EFD ICMS/IPI
Controle de estoque
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O artigo tem por objetivo geral identificar os ajustes necessários para a conciliação do Bloco K da EFD ICMS/IPI do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), sobre as operações de uma metalúrgica localizada no Sul Catarinense. Para a realização da pesquisa foram utilizados artigos, relacionados ao tema bem como os Guias Práticos do SPED, fornecidos pelo site da Receita Federal. A metodologia utilizada foi a realização de uma pesquisa qualitativa, os objetivos são de natureza descritiva, os procedimentos utilizados foram análise documental. A pesquisa documental foi realizada por meio dos arquivos digitais e físicos de cada setor envolvido com o processo da conciliação do bloco K na empresa em estudo. O estudo em questão visa demonstrar o processo de funcionamento do bloco K bem como sua utilização como uma ferramenta de gestão referente ao estoque da empresa, assim evidenciando a importância do conhecimento sobre este tema que amplia os processos internos da empresa e garante seu papel legal com a fiscalização do país. Porém, este sistema exige da organização um custo financeiro para capacitar seus colaboradores quanto a obrigatoriedade bem como na aquisição ou atualização de softwares para sua devida operação e escrituração, também quanto ao tempo necessário para os ajustes adequados de sua implementação que além de tudo acabam por deixar a organização em uma situação um pouco vulnerável devido a divulgação dos detalhamentos referentes a seu processo produtivo. Os resultados obtidos demonstraram que para efetuar a conciliação do Bloco K foi necessário realizar um levantamento de fragilidades em todos os departamentos da empresa, assim identificando um plano de melhorias a ser realizado sobre as movimentações de estoque quanto a produção de produtos, cadastros de fichas técnicas e produtos, entrada de materiais comprados, requisição de materiais para utilização na produção ou venda direta, bem como do aprimoramento de relatórios e procedimentos utilizados pelos setores relacionados com as fraquezas identificadas, assim, garantindo o funcionamento correto da gestão de estoques necessário para atender a exigências referente ao livro de registros de controle da produção e de estoques – Bloco K.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8034
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO AUGUSTO ARAUJO.pdfTCC883,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.