Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7998
Título: Prestação de contas no terceiro setor: uma análise da prestação de contas perante a legislação de uma instituição localizada no município de Araranguá
Autor(es): Fabris, Vanessa Mezzari
Orientador(es): Brolese, Jonas Scremin
Palavras-chave: Prestação de contas
Terceiro setor
Parceria público-privado
Associações sem fins lucrativos
Contas públicas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O surgimento do Terceiro Setor no Brasil tem seu início com a prestaçãode serviço de entidades não governamentais em parceria com o Estado. As atividades desenvolvidas têm características públicas, portanto, podem ser subsidiadas por recursos públicos e para que ocorra esta parceria se faz necessário que seja oficializado um contrato financeiro entre as partes. Contudo, este contrato é regido pelo Marco Regulatório, Lei 13.019 de 2014, a qual traz como instrumentos jurídicos de parceria os termos de colaboração, de cooperação e de fomento. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se a instituição do Terceiro Setor pesquisada está prestando contas conforme a legislação determina. Para tanto, a pesquisa é desenvolvida em um estudo de caso, onde se busca explorar as prestações de contas de uma instituição localizada em Araranguá. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de relatórios emitidos no ano de 2018, no qual contém todos os valores repassados, mediante termo de fomento, bem como as despesas pagas com o recurso. Foi possível demonstrar neste estudo alguns documentos utilizados como fonte comprobatória e algumas das informações não puderam ser expostas por motivos de privacidade. Ao final da pesquisa, é importante mencionar que a etapa da prestação de contas é de suma importância tanto para o ente público quanto para a organização, e que com a legislação vigente tornou-se mais burocrático o processo de captação de recursos públicos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7998
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSAMEZZARIFABRIS.pdfTCC1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.