Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7938
Título: A relevância do apoio psicológico para familiares das pessoas em cuidados paliativos
Autor(es): Rochi, Marinara
Orientador(es): Fernandes, Fernanda de Souza
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Cuidados paliativos - Aspectos psicológicos
Cuidadores
Apoio psicológico
Família
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: Os cuidados paliativos visam proporcionar uma melhor qualidade de vida e alívio da dor para o paciente que está em sofrimento. Porém além do paciente a psicologia possui um olhar voltado também aos familiares e cuidadores principais. Objetivou-se perceber como são realizados os acompanhamentos psicológicos para familiares e cuidadores de pessoas em cuidados paliativos. O método utilizado foi pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa com base na abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir da revisão bibliográfica do tipo narrativa, tendo com base teórica livros, artigos científicos e sites. Para demonstrar os resultados utilizou-se de uma tabela onde constam os artigos encontrados e algumas informações como: título, ano de publicação, autor, metodologia e resultados. Concluindo que a psicologia é de extrema importância para dar apoio aos familiares e cuidadores de pessoas em cuidados paliativos para oferecer suporte e acolhimentos a eles e aos pacientes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7938
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marinara Rochi.pdfTCC849,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.