Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7933
Título: A relevância do atendimento psicológico para as famílias de crianças em tratamento oncológico
Autor(es): Pinheiro, Gislaine
Orientador(es): Fernandes, Fernanda de Souza
Palavras-chave: Câncer em crianças
Acolhimento psicológico
Psico-oncologia pediátrica
Psicólogo hospitalar
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Resumo: A psico-oncologia apresenta relevante importância na área da psicologia e da oncologia, uma vez que o suporte psicossocial junto ao paciente oncológico e seus familiares é uma assistência indispensável neste momento de fragilidade. O profissional da psicologia está inserido em uma equipe multidisciplinar a fim de auxiliar não só paciente e familiares, mas também a equipe de saúde, sendo responsável pela percepção e manejo dos aspectos emocionais relacionados, assim como uma melhor qualidade de vida para pacientes e familiares. Este trabalho apresenta como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância da atuação do psico-oncologista junto aos familiares de crianças em tratamento oncológico. Para tal estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando como bases de dados a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), a Scientific Electronic Library Online (Scielo), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC). Como resultado da pesquisa foi possível comprovar que o psico-oncologista tem um papel importante diante do diagnóstico e tratamento do câncer para familiares de crianças em tratamento oncológico. Sendo possível identificar que o trabalho do psicólogo com os familiares, possibilita uma melhor qualidade de vida e um processo de aceitação e enfrentamento da doença, recebimento e interpretação das informações sobre tratamento, e possíveis dúvidas relacionadas com o câncer e os cuidados paliativos através de uma escuta qualificada, além da importante atuação junto a equipe multidisciplinar. O psico-oncologista auxilia no processo de questões emocionais que influenciam na imunidade e no processo de melhora do paciente, onde a criança percebendo o sofrimento do cuidador sente-se culpada, o que atinge significativamente sua melhora.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7933
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gislaine Pinheiro.pdfTCC333,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.