Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7919
Título: Análise de casos de distócia de ombro em uma maternidade de Criciúma de 2008-2018
Autor(es): Bianchin, Bruna
Menegotto, Suelen
Madeira, Kristian
Orientador(es): Lemos, Joelson Carmono
Palavras-chave: Distócia de ombro
Parto normal
Macrossomia
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Introdução: Distócia de ombros é uma complicação do parto normal relacionada a morbidade neonatal. Objetivos: O objetivo do presente estudo foi avaliar complicações e fatores relacionadas a distócia de ombro. Métodos: Realizou-se um estudo observacional, retrospectivo, com coleta de dados de 52 prontuários médicos de 2008 a 2018 em uma maternidade de Criciúma/SC. Resultados: A ocorrência de distócia de ombro foi de 5 para cada 1000 partos normais. Nos partos com distócia de ombro, 4 (7,7%) foram partos instrumentalizados e em 5 (9,6%) dos casos a mãe possuía diabetes. Dos dados neonatais 19 (36,5%) eram fetos macrossômicos, bem como foram identificados 11 (21,2%) casos de fratura de clavícula, 7 (13,5%) casos de lesão de plexo braquial. Relacionando macrossomia fetal com diabetes materno encontrou-se relação de 3 (15,8%) casos, macrossomia com lesão de plexo 3 (15,8%) casos e fratura de clavícula com macrossomia de 5 (26,3%) casos. Conclusão: A distócia de ombros é uma complicação rara do parto vaginal e pode levar a desfechos não favoráveis que demandam manejo clínico adequado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7919
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informação do texto competo - Medicina.pdfTCC4,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.