Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7901
Título: Holocausto: testemunho, memória e imagem
Autor(es): Nascimento, Willian Bonfanti do
Orientador(es): Coelho, Tiago da Silva
Palavras-chave: Holocausto judeu (1939-1945)
Holocausto - Sobreviventes
Ensino de história
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A história do Holocausto é algo abordado pela historiografia desde os anos 1970. E, no que diz respeito aos campos de concentração nazista, existem muitos escritos que trazem como personagens dessa história os sobreviventes. Assim está pesquisa que se insere no campo da história cultural, objetiva refletir sobre os diferentes momentos dentro do contexto da sociedade alemã durante o regime nazista (1933-1945), em particular nos campos de concentração (1942-1945). As fontes que nos ajudaram a problematizar esta temática foram as biografias e os depoimentos documentados dos sobreviventes. Nossa abordagem se pautou na discussão de memória, imagem do Holocausto, procurando compreender como esses sobreviventes reconheciam sua história e como ultrapassaram a barreira do medo de falar sobre o que houve nos campos. Escolhemos analisar um campo de extermínio, o de Auschwitz, para que possamos conhecer um pouco dessa fábrica de morte. Discutimos o uso de imagem para legitimar as testemunhas. Na análise desses testemunhos, percebemos o quão difícil é de abordar esse tema sem empatia.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7901
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Willian Bonfanti do Nascimento .pdfTCC612,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.