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dc.contributor.advisorGiacomazzo, Graziela Fátima-
dc.contributor.authorZuse, Jenifer Sabrina-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2021-03-24T22:41:38Z-
dc.date.available2021-03-24T22:41:38Z-
dc.date.created2020-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/7890-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.pt_BR
dc.description.abstractA prática do plágio é um problema histórico, presente desde o século II a.C., era entendido como um contratempo, sendo essa prática realizada de acordo com crenças, costumes e culturas. O conceito de plágio vem sofrendo algumas mudanças ao longo tempo, embora esquecido por um dado período. Contudo, com o advento da cultural digital, o plágio ganhou novos contornos, principalmente no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu, o que necessita ser analisado em uma perspectiva crítica. Em vista disso, a presente investigação tem como objetivo principal compreender quais as concepções de plágio acadêmico por parte dos docentes e discentes e suas vinculações com o processo de autoria no âmbito da Pós-Graduação. De tal modo, surgem os objetivos específicos que nortearam o presente estudo: verificar em quais situações acadêmicas o plágio insere-se nos cursos de Pós-Graduação Stristo Sensu; conhecer qual o conceito de plágio e autoria dos docentes e discentes; identificar quais ações pedagógicas os docentes empreendem em relação ao plágio acadêmico; constatar quais são as motivações dos discentes para praticar o plágio; analisar o que preconizam os documentos institucionais sobre o plágio. A análise conceitual do plágio, assim como sua definição foi realizada a partir dos teóricos: Krokoscz (2012-2015); Demo (2011); Diniz e Terra (2013), entre outros. O plágio na perspectiva da autoria tem como base teórica conceitos de Foucault (2001); Orlandi (2003); Schneider (1990). As reflexões acerca da cultura digital e os processos de autoria ocorreram a partir de Lévy (1999); Carboni (2010); Demo (2011); Krokoscz (2012-2015); Bianchetti, Zuin e Ferraz (2018). Para melhor compreender a problemática optou-se pela abordagem qualitativa, sendo que, a pesquisa utilizada foi exploratória e de campo. Os sujeitos pesquisados foram 7 (sete) docentes e 10 discentes de cursos de pós-graduação stricto sensu. Como conclusão do estudo, entende-se que o plágio está presente nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, e necessita ser mais discutido e problematizado nas instituições no âmbito dos PPGS que foram lócus desta investigação. Compreende-se que para docentes e discentes o plágio é um problema em relação ao processo autoral, pois ao plagiar o acadêmico perde a oportunidade de produzir suas ideias e criar argumentos a partir de suas leituras e ressignificação por meio da reescrita. Além dos aspectos éticos, o problema do plágio no contexto da Pós-Graduação Stricto Sensu está intrinsecamente relacionado à escrita acadêmica e a formação autoral. Sendo assim, a temática necessita ser mais dialogada na comunidade acadêmica, uma vez que neste estudo verificou-se que há poucos trabalhos e artigos publicados que discutem o plágio com vistas à autoria.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlágiopt_BR
dc.subjectRedação acadêmica – Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectViolação dos direitos autoraispt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades – Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.titleAs concepções de plágio acadêmico e os processos de autoria no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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