Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7885
Título: Os cursos de partos, o médico e as parteiras na sociedade torrense (1930-1960)
Autor(es): Cardoso, Jodoel Gonçalves
Orientador(es): Carola, Carlos Renato
Palavras-chave: Parteiras
Parteiras – História – Torres (RS)
Parteiras – Extinção
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do Grau de Licenciada no Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo entender os processos que levaram a extinção da profissão de parteira no município de Torres entre os anos de 1930 – 1970. Torres é um município localizado no nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Sua economia tem como base principal o turismo. A cidade então precisa garantir a saúde dos seus visitantes, frente a recorrentes endemias e epidemias ocorridas no munício durante os anos da primeira metade do século XX. Estes foram fatores que influenciaram na construção do posto de Higiene Maternidade no ano de 1942. Os médicos do Posto de Higiene e Maternidade, em consonância com o estado, desenvolveram os cursos de partos para parteiras tradicionais, um dos fatores centrais que levaram ao fim dessa profissão no município. Utilizei jornais e entrevistas realizadas sob o olhar da história oral para construir este trabalho.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7885
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jodoel Gonçalves Cardoso.pdfTCC1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.