Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardozo, Priscila Schacht-
dc.contributor.authorMarques, Yonara-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2020-12-23T02:27:24Z-
dc.date.available2020-12-23T02:27:24Z-
dc.date.created2020-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/7868-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharela no curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.pt_BR
dc.description.abstractA peça “Amor por Anexins” foi escrita por Arthur Azevedo no ano de 1870, e é considerada uma farsa. O enredo do espetáculo é construído a partir de relações amorosas entre Isaías e Inês. O Grupo Cirquinho do Revirado de Criciúma- SC encena o espetáculo desde o ano de 2001. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a personagem Inês do espetáculo “Amor por Anexins” interpretada por mim, Yonara Marques, autora desse trabalho, e levantar questões sobre os desafios da mulher na cena a partir de perspectivas feministas e identificar proximidades do teatro feminista com a personagem em questão. Também compreender a construção da peça “Amor por Anexins” na história de formação do Cirquinho do Revirado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através de um questionário com seis mulheres vinculadas ao teatro, e para análise dos dados usou-se a análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou que o teatro não está imune a estrutura machista da sociedade e ainda existe a invisibilidade da mulher no teatro. Destaco que a invisibilidade da mulher fora de cena (direção, concepções artísticas) ainda é maior. O trabalho mostrou que as mulheres atrizes no teatro de rua estão mais vulneráveis, no entanto, a rua se apresenta como um espaço que promove encontros transformadores entre mulheres na plateia e em cena. Enquanto perspectivas, os movimentos de resistências vêm crescendo e conquistando mais espaço nas produções artísticas. Este trabalho também mostra o que muda na atriz Yonara que faz teatro de rua há 23 anos, e que depois dessa trajetória resolve ingressar numa graduação de bacharel em teatro, e que de certa forma se não fosse este momento da vida, muitos questionamentos não viriam à tona, tampouco este impulso da escrita de falar de mim.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeatro de ruapt_BR
dc.subjectTeatro feministapt_BR
dc.subjectCirquinho do Reviradopt_BR
dc.subjectMulheres em cenapt_BR
dc.subjectTeatro de grupopt_BR
dc.subjectAtrizespt_BR
dc.titleDelas falo eu, Fala minha! Possibilidades de um olhar feminista para Amor por Anexins do Cirquinho do Reviradopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - TCCpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (TEA Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yonara Marques.pdfTCC3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.