Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/78
Título: Análise da estrutura de uma esidência executada sem projeto estrutural em comparação com os resultados do dimensionamento da mesma de acordo com a NBR 6118:2003 – estudo de caso
Autor(es): Pagnussatti, Dagoberto
Orientador(es): Silva, Daiane dos Santos da
Palavras-chave: Projeto estrutural
Armaduras
Custo
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: O dimensionamento de uma estrutura de concreto armado deve ser feito com a finalidade de garantir a estabilidade e segurança da estrutura durante sua vida útil. Porém na prática, não é difícil encontrar edificações residenciais unifamiliares sendo executadas sem projeto estrutural, e sem acompanhamento de profissional habilitado. Neste trabalho é realizada uma analise comparativa entre os custos da estrutura de uma edificação residencial unifamiliar com 113,45 m², executada sem projeto estrutural em comparação com os resultados obtidos através do dimensionamento da estrutura mantendo as mesmas seções da estrutura executada, alterando apenas as dimensões dos elementos que não atendem a NBR 6118 (2003) e outra sugerindo uma estrutura ideal. Através de visitas a obra, foram levantados dados da estrutura executada, e posteriormente realizado o dimensionamento da mesma de acordo com a NBR 6118 (2003). O cálculo mantendo as seções da estrutura executada apresentou um aumento no consumo de concreto e fôrmas, para que alguns elementos atendessem as dimensões mínimas especificadas pela NBR 6118 (2003). Já o consumo de aço reduziu 19,23% em relação à estrutura executada. Porém a estrutura projetada apresentou redução de 9,88% no consumo de concreto e 21,68% no consumo de aço.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 13-Mar-2012
Data do documento: 2012-03-13
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/78
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Dagoberto Pagnussatti.pdfTCC1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.