Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7700
Título: A criminalização do uso de drogas diante do direito de autonomia e liberdade: a punição da autolesão e o paternalismo estatal
Autor(es): Soratto, Lya de Noni
Orientador(es): Conti, Luiz Eduardo Lapolli
Palavras-chave: Criminalização
Uso de drogas
Direito de autonomia
Direito de liberdade
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Direito, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho acadêmico apresenta uma análise acerca da criminalização do uso de drogas diante do direito de autonomia e liberdade, bem como da punição da autolesão e do paternalismo estatal. Para tanto foram estudados os conceitos de autonomia individual (autodeterminação) e de paternalismo estatal, bem como verificada a evolução das leis antidrogas, com o intuito de acompanhar com que fundamento se baseavam. Também foi feita uma análise acerca da justificativa do paternalismo estatal, especialmente na esfera do Direito Penal, e de seu uso em detrimento da autonomia, bem como dos princípios da dignidade da pessoa humana, da lesividade e da ofensividade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7700
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LYA DE NONI SORATTO.pdfTCC531,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.