Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7590
Título: Efeitos do Programa Minha Casa Minha Vida na mortalidade infantil: uma análise de regressão em dados de painel para o Brasil (2009-2013)
Autor(es): Izidoro, Elton Wesley
Orientador(es): Cittadin, Ismael
Palavras-chave: Programa Minha Casa Minha Vida (Brasil)
Mortalidade infantil
Dados de painel
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho terá como objetivo pesquisa buscar respostas sobre os efeitos do Programa Minha Casa Minha Vida na mortalidade infantil. Com objetivos claros de analisar o possível efeito de causa do Programa Minha Casa Minha Vida na queda ou aumento da taxa de mortalidade infantil, através do modelo de regressão em dados de painel no qual chegou em resultados de correlação positiva entre essas ambas variáveis, ou seja, investimento no PMCMV diminui a mortalidade infantil.. Nos dados em painel, a mesma unidade de corte transversal (uma família, uma empresa, um estado) sendo acompanhada ao lastro temporal, ou seja, durante determinado tempo. O modelo regressivo deste trabalho aplicará nas suas variáveis independentes em que é valores monetários, o deflacionamento, no caso da regressão Modelo de Efeitos Aleatórios (MEA), em que esse trabalho ira basear se em questão da estimação do modelo econométrico temos como variável dependente M_i, e as variáveis independentes são: β_0, β_1 〖DispPMCMV〗_it, β_2 〖IDEB〗_it, β_3 〖RP〗_it, u_it. Onde a M_i é a Mortalidade Infantil que é objeto de estudo a responder se as variáveis independentes afetam ou não a variável dependente e foi coletada no site Datasus. As variáveis independentes β_0 é a constante do modelo regressivo, β_1 〖DispPMCMV〗_it é o dispêndio do período, β_2 〖IDEB〗_it são os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do período, β_3 〖RP〗_it é a renda per capita, e u_it é o termo de erro em que todas as regressões acompanham as variáveis independentes. Vindo ao encontro do artigo de Nishimura e Sampaio (2019), que são trabalhos de mesma temática. Os resultados de ambos sugerem um efeito causal entre investimentos em programas de habitação popular e diminuição da mortalidade infantil. Já os resultados obtidos neste estudo indicam que investimento no PMCMV proporciona conforme os resultados analisados estatisticamente significativos a 1%; a cada um real no dispêndio per capita no PMCMV, diminui em 0,026 a mortalidade infantil nos municípios, ou seja, menos crianças entre 1000 nascidas dentro do período de um ano.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7590
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elton Wesley Izidoro.pdfTCC601,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.