Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/756
Título: A ocupação urbana próxima às margens de rios: um estudo de caso da localidade Vila Francesa do município de Criciúma – SC
Autor(es): Rosa, Mirélla Mateus da
Orientador(es): Pamplona, Maurício
Palavras-chave: Enchentes
Áreas de risco a inundações
Inundações
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Geografia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho discute o que leva parte da população residente na localidade Vila Francesa do Distrito de Rio Maina da cidade de Criciúma SC, a morar em uma área considerada de risco devido à ocorrência de inundações do rio Sangão que transpassa a localidade e que pertence à bacia hidrográfica do rio Araranguá. Em períodos de elevada precipitação pluviométrica aumenta a sua vazão e carga de sedimentos, o que pode vir a aumentar o nível no canal, podendo provocar consequentemente as inundações, sendo que, além disso, a ocupação errada das margens do rio e a falta de escoamento dele, devido principalmente à poluição, tornam a situação ainda mais grave, pois provoca muitas perdas e danos à população residente naquele local de risco. Para a elaboração do trabalho foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em livros, documentos e artigos, além de uma entrevista com 15 moradores da localidade atingidos pelas inundações. Esta entrevista teve como objetivo conhecer o perfil da população residente nas áreas afetadas pelas inundações e reconhecer qual a percepção que essas pessoas possuem do local onde moram.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/756
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (GEO Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mirélla Mateus da Rosa.pdfTCC3,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.