Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7528
Título: Análise do processo de personalização de apartamentos em uma incorporadora e construtora de Criciúma – SC
Autor(es): Gazolla, Paula Dela Giustina
Orientador(es): Daré, Mônica Elizabeth
Palavras-chave: Mercado imobiliário
Personalização de unidades habitacionais
Gestão de projetos
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: O processo de personalizações de unidades é uma estratégia do mercado imobiliário que vem sendo adotada pelas construtoras para garantir a satisfação dos clientes atendendo as suas diferentes necessidades. A partir desta premissa, o presente trabalho busca estudar o processo de personalização de unidades de uma construtora e incorporadora de Criciúma - SC, identificando quais as categorias de personalização são mais alteradas pelos clientes, qual a frequência de solicitação destas personalizações e se as mesmas acarretam em pedidos de manutenção pós ocupação. Como método de pesquisa, realizou-se o estudo de caso de três empreendimentos concluídos, com as respectivas documentações técnicas disponibilizadas pela construtora e entrevistas com os colaboradores da empresa envolvidos no processo. Por meio do método apresentado, obteve-se o fluxograma do atual processo de personalização da empresa, o número total de ocorrências de personalizações de cada empreendimento, tal como suas respectivas frequências de solicitação, os principais problemas ocasionados pelas personalizações no processo de execução da unidade e quais itens geram solicitação de manutenção pós ocupação. Ao final da pesquisa, conclui-se que as ocorrências de personalização mais solicitadas são a troca de revestimentos de parede e chão; demolição e construção de alvenaria; detalhes em forro de gesso; acréscimo, remoção ou alteração de posição de pontos elétricos de parede e teto, hidráulicos e de gás. No agrupamento geral de personalizações as categorias mais alteradas pelos clientes foram revestimentos (20%), pontos elétricos (19%) e hidráulicos (18%).
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7528
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PaulaDelaGiustinaGazola.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.