Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7519
Título: Identificação e análise de fatores para a implantação de uma empresa executora de Light Steel Framing no município de Criciúma/SC
Autor(es): Bilesimo, Luiz Eduardo Marcelino
Orientador(es): Daré, Mônica Elizabeth
Palavras-chave: Modelo de negócios
Inovação na construção civil
Viabilidade econômica
Modelo Canvas de negócio
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: Este estudo tem como objetivo a identificação e análise de fatores para a implantação de uma empresa executora de Light Steel Framing no município de Criciúma-SC, com proposições baseadas em um modelo de negócios e análises de viabilidade econômica. Para o desenvolvimento do modelo de negócio se realizou um quadro com os nove blocos do Canvas a partir de informações obtidas em órgãos legais de aprovação e regularização de construções, pesquisa imobiliária, publicações e estudos relacionados. Diante do cenário proposto para o modelo de negócios se realizou o estudo de viabilidade econômica tomando como premissas características de residências, custos de construção e elaboração do fluxo de caixa a partir dos resultados e identificação dos fatores estudados. Identificou-se a viabilidade para três possíveis cenários e para duas taxas de atratividade distintas, sendo os cenários otimistas, realistas e pessimistas, todos para a taxa selic de 5,00% ao ano e para a taxa de fundo imobiliário de 12,22% ao ano, referentes ao mês de novembro de 2019. Obteve-se resultados para Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno para todos os seis cenários. Os resultados apontam para um modelo de negócio voltado para uma empresa construtora prestadora de serviços de empreitada com fornecimento de material e mão-de-obra para a tecnologia Light Steel Framing. O estudo de viabilidade econômica para um conjunto de execução de três obras residenciais em Light Steel Framing aponta o valor presente líquido menor que zero apenas para o cenário pessimista com taxa de atratividade de 12,22% a.a, correspondente a taxa do fundo imobiliário na data de realização do estudo econômico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7519
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuizEduardoMarcelinoBilesimo.pdf961,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.