Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7513
Título: As ações de forças da escada de acesso ao silo fundo cônico elevado metálico durante a atuação do vento
Autor(es): Arcaro, Jivago Fabro
Orientador(es): Tavares, Estevan Grosch
Co-orientador: Teixeira, Júlio Alexandre de Matheucci e Silva
Palavras-chave: Silo fundo cônico
Escada de acesso
Ação da força
Túnel de vento
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Resumo: Os silos fundos cônicos elevados metálicos de chapas onduladas são estruturas de armazenagem em curtos períodos de tempo em uma unidade de recebimento de grãos. São as mais utilizadas no Brasil. As principais ações de forças variáveis que atuam sobre os silos são as pressões devido à densidade e o descarregamento dos produtos armazenados e a pressão do vento devido à precipitação climática, sendo esta a principal ação crítica quando se encontra vazio. O aço tem grande resistência à tração e compressão, tendo uma eficiência estrutural na geometria cilíndrica. É também um material leve, nestas estruturas, comparado ao concreto e à madeira, consequentemente gerando uma maior instabilidade global e local. A estrutura metálica que sustenta o silo fundo cônico tem como função suportar todas as ações de forças que atuam na estrutura, estabilizando a carga nas fundações. Em muitos casos, a escada de acesso ao silo não é considerada nos cálculos das ações de forças de vento. Com a finalidade de avaliar a ação dessas forças, e observar a variação das cargas da escada quando fixadas no silo, foram realizados neste trabalho estudos teóricos e experimentais. O trabalho foi desenvolvido em ensaios com um protótipo do modelo ___ 4508 de um silo fundo cônico metálico fabricado por uma empresa de silos do município de Araranguá/SC em escala reduzida 1/30 em um túnel de vento da Universidade do Extremo Sul Catarinense, com o objetivo de determinar os dados dos coeficientes de arrasto em função no número de Reynolds, comparando em diferentes graus de posicionamento da escada de acesso em relação à direção do vento em determinadas velocidades. Concluindo assim que a escada em torno do silo tem a menor força de arrasto comparada com o silo cilíndrico sem a escada.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7513
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JivagoFabroArcaro.pdf9,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.