Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7481
Título: Hipertensão materna e seus desfechos neonatais
Autor(es): Pilla, Giordana Spalding
Augusto, Yana Slaviero
Orientador(es): Araujo, Danyella
Co-orientador: Madeira, Kristian
Palavras-chave: Gestação
Hipertensão
Pré-eclampsia
Eclampsia
Neonatal
Hipertensão gestacional
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença prevalente em todo o mundo. Estima-se que a HAS esteja presente em cerca de 7,5% de todas as gestantes. As doenças hipertensivas específicas da gestação (DHEG) estão associadas a complicações fetais e maternas graves, com aumento da mortalidade materna e perinatal. Objetivo: Verificar os desfechos neonatais em recém-nascidos de mães expostas à hipertensão durante a gestação. Métodos: O presente estudo foi do tipo transversal, retrospectivo, com coleta de dados secundários e abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em um hospital da Região Sul Catarinense, através da análise de 218 prontuários de bebês de mães expostas à hipertensão durante a gestação. Resultados A eclampsia materna se correlacionou a uma maior prevalência de prematuridade, baixo peso ao nascer (BPN), alteração de escore APGAR, necessidade de reanimação e UTI neonatal. Não houve associação de nenhum dos DHEG com óbito neonatal. Conclusão: Dentre os DHEG, a eclampsia é a condição que mais se associa às alterações neonatais, possivelmente relacionadas à insuficiência placentária subjacente à essa patologia.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7481
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giordana Spalding Pilla e Yana Slaviero Augusto.pdf546,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.