Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7448
Título: Avaliação Institucional e Práticas de Gestão: Um Estudo de Caso em uma Escola Pública da Rede de Ensino de Boa Vista – Roraima
Autor(es): Santos, Marilena Soares Matos dos
Orientador(es): Volpato, Gildo
Palavras-chave: Avaliação institucional
Gestão democrática
Gestão participativa
Educação básica
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo: O presente estudo abrange reflexões acerca do tema – avaliação institucional escolar, como um importante instrumento que favorece a escola na busca de soluções aos desafios encontrados, a partir das experiências vividas que possibilitam a efetivação de uma gestão democrática na escola, com práticas pedagógicas permeadas pelo viés reflexivo e participativo. Neste sentido, o presente trabalho, tem por objetivo principal compreender o processo de avaliação institucional em uma escola de educação básica no município de Boa Vista –RR verificando se a mesma promove o fortalecimento de práticas de gestão democrática e participativa dentro da escola. Os objetivos específicos definidos foram a) Identificar os procedimentos e metodologias adotadas no processo de avaliação institucional; b) Analisar os problemas encontrados pela comunidade escolar no processo de avaliação institucional; c) Verificar quais transformações são percebidas pelos pesquisados dentro do universo escolar após implementação do processo de avaliação institucional; e D) Constatar se o processo de Avaliação Institucional contribui para a melhoria da prática de gestão em uma escola pública pesquisada na cidade de Boa Vista, Roraima. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foram adotados como metodologia da pesquisa o Estudo de Caso, de modo descritivo, orientado pela abordagem qualitativa, com a utilização de 03 instrumentos de coletas de dados, sendo entrevistas semiestruturadas com membros da comunidade escolar, observação não-participante, e análise documental de textos norteadores do trabalho pedagógico. Durante a pesquisa, foi possível verificar na escola em que se realizou-se o estudo de caso, a vivência de uma cultura avaliativa, desde as atividades administrativas, pedagógicas e operacionais, que culminam em um caminho evolutivo e transformador. Desta forma, o estudo demonstrou que a avaliação institucional é um instrumento que pode ser estruturado em diferentes processos, uma vez que deve estar alinhado a identidade da escola, e na medida que se realiza o processo de avaliação institucional de forma consistente, programática e clara, contribui com elementos primordiais para que a escola cumpra sua função, e se consolide como instituição de aprendizagem coletiva e de convivência social.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7448
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilena Soares Matos Dos Santos.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.