Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7430
Título: Reimplante de dente permanente pós iatrogenia profissional – Caso clínico
Autor(es): Correa, Ediléia Negri
Souza, Marlise Niero de
Orientador(es): Pires, Patrícia Duarte Simões
Palavras-chave: Reimplante dentário
Doença Iatrogênica
Odontologia
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Cirurgião Dentista no curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
Resumo: A avulsão dentária consiste no deslocamento do dente para fora do seu alvéolo, sendo a principal conduta o reimplante do dente avulsionado. Os traumatismos dentários podem ocasionar perdas dentárias A perda dentária em consequência de uma ação iatrogênica poderá ter consequências irreversíveis para o paciente além de sequelas psicológicas ao longo da sua vida, e frente à ocorrência de uma exodontia de um dente permanente de forma errônea é importante considerar fatores como o tempo do dente fora da cavidade bucal, cuidados com órgão e o correto manejo profissional, visando um prognóstico de sucesso. Existe um risco presumido dentro do ambiente de uma clínica escola pois os alunos encontram-se no processo de ensino aprendizagem, ao mesmo tempo é uma condição “sine qua non” o monitoramento e a atenção dos professores na orientação dos seus alunos dentro da clínica mantendo uma atenção e controle permanente de suas atividades enquanto docentes bem como nas tomadas de decisões frente à situações que possam minimizar os riscos para os pacientes. Para minimizar esses danos, existem alguns protocolos de tratamento para dentes avulsionados que podem ser seguidos, o que não garante uma resposta favorável, mas aumenta a chance de sucesso, incluindo os meios de armazenagem, condutas endodônticas e prognósticos. Objetivo: é relatar um caso clínico de reimplante dental após iatrogenia. Metodologia: caso clínico ocorrido em uma clínica escola de uma Universidade. Resultado: Relato de um caso de iatrogenia com extração de um dente permanente onde deveria ser extraído o dente decíduo. Conclusão: O paciente encontra-se em acompanhamento clínico e radiográfico por um período de 3 anos dentro da clínica escola da referida Universidade sem que o mesmo apresente sinais ou sintomas significativos que necessitem de alguma forma de intervenção´. É importante durante o período a orientação para os pais à respeito do seu prognóstico.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7430
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informações do texto completo.pdf6,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.