Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7428
Título: Motivações regionais na procura de serviços odontológicos
Autor(es): Silva, Tais Sena
Orientador(es): Pires, Diego Anselmi
Co-orientador: Rodrigues, Andrigo
Palavras-chave: Serviços de saúde bucal
Odontologia
Estética dentaria
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Cirurgião Dentista no curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
Resumo: Nas últimas décadas, a procura por serviços de saúde bucal aumentou, de forma heterogênea, em todo o Brasil e nos implica procurar saber a origem desse crescimento. A origem da busca ao serviço de saúde, é a necessidade, de algo que o indivíduo entende que deve ser corrigido, podendo ser uma, alteração física, orgânica, que o impeça de seguir sua rotina de vida, ou até mesmo uma situação que seja reconhecida como uma falta. Objetivo: Identificar os motivos que levam as pessoas a procurar os serviços odontológicos no setor público e privado, e comparar se ocorre diferença entre regiões extremas do país. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, descritiva, exploratória e de campo, que foi desenvolvida em municípios de porte populacional equivalentes próximo, sendo um da região Norte e outro da região Sul do Brasil, através de um questionário semiestruturado com pessoas que procurarem os serviços odontológicos durante o período da pesquisa, os resultados formam analisados com o auxílio do software SPSS.20 (SPSS Inc., Chicago, Il, EUA). Resultado: A amostra total foi de 80 entrevistados, com a maior parte dos indivíduos que buscaram atendimento odontológico sendo do sexo feminino 62,5%. Todos os usuários acham que a saúde bucal importante, e se tratando das motivações pela busca ao serviços odontológicos predominou a procura pelo fato da saúde bucal fazer parte da saúde geral e foi observado apenas uma pequena diferença em relação à busca por clareamento dental, sendo ligeiramente maior no setor público da região norte com p-valor = 0,051. Conclusão: A principal motivação para a busca foi à saúde bucal estar integrada a saúde geral, houve uma correlação entre a idade do paciente e a idade ao qual ele foi à primeira vez ao dentista, sendo que os indivíduos mais senis tiveram o primeiro contato tardiamente. Observou-se, pequena diferença estatística em relação aos motivos pela busca do serviço odontológico - quando se compara as regiões e os nichos de serviços - público e privado-, principalmente em relação à busca pela estética onde no norte a procura foi mais evidente e os usuários da região sul buscam o atendimento odontológico com mais frequência.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7428
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Informações do texto completo.pdf6,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.