Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7393
Título: Prevalência de comorbidades psiquiátricas em pacientes internados por transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa em uma clínica na região sul de Santa Catarina
Autor(es): Rozolem, Yan Daleffi
Orientador(es): Garcia, Leda Soares Brandão
Palavras-chave: Psiquiatria
Comorbidade
Usuários de drogas
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Este estudo busca conhecer as comorbidades psiquiátricas, e suas prevalências, em pacientes internados por transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa em uma clínica na região sul de Santa Catarina, no período de abril de 2014 a março de 2015, com idade igual ou superior a 18 anos, assim como identificar as drogas mais frequentemente utilizadas. Este estudo foi realizado baseado no método observacional, retrospectivo, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa e de dados secundários, a partir de dados extraídos de prontuários. Foi ainda observado que o álcool e/ou crack foram as drogas mais consumidas e as principais causa de internação destes pacientes. Notou-se também que a prevalência de transtornos psiquiátricos não relacionados a substância psicoativa é maior do que na população em geral, sendo os mais frequentes encontrados os transtornos depressivos, transtornos por lesão e disfunção cerebral, esquizofrenia, transtorno de personalidade, transtorno afetivo bipolar, transtorno de ansiedade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7393
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yan Daleffi Rozolem.pdf158,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.