Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7391
Título: Comparação da raquianestesia e raquianestesia associada ao bloqueio do plano transverso abdominal na dor pós-operatória em pacientes submetidos à herniorrafia inguinal convencional
Autor(es): Chiaradia, Rafael Enrique
Orientador(es): Lineburger, Eric Benedet
Palavras-chave: Hérnia inguinal
Herniorrafia
Dor
Bloqueio do plano transverso abdominal (TAP block)
Raquianestesia
Dor
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e os efeitos colaterais das técnicas de raquianestesia e raquianestesia associada ao bloqueio do plano transverso abdominal ("TAP Block") em cirurgia de herniorrafia inguinal convencional. Foi realizado um estudo prospectivo com pacientes que realizaram cirurgia eletiva de herniorrafia inguinal convencional. Os pacientes foram alocados aleatoriamente em dois grupos, um grupo controle que recebeu raquianestesia isolada (15mL de bupivacaína 0,50% + 80mcg de morfina) e um grupo de estudo que recebeu raquianestesia (15mL bupivacaína 0,50%) associado ao "TAP Block" guiado por ultrassom (20mL de ropivacaína 0,50%). Todos foram submetidos a um mesmo questionário após 6,12 e 24 horas da herniorrafia para avaliação da dor no repouso e ao tossir, bloqueio motor, escala de sedação, náusea, êmese, prurido, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, necessidade de sondagem vesical e micção. A amostra constou de 11 homens entre 27 a 70 anos e 1 mulher de 38 anos. Não foi observado diferença estatisticamente significativa na analgesia com a técnica da raquianestesia associada ao "TAP Block" sobre a técnica da raquianestesia isolada, ambas as técnicas demonstraram uma boa eficácia no controle da dor pós operatória no repouso e ao tossir. Entretanto, observou-se mais efeitos colaterais decorrentes do uso da morfina na técnica da raquianestesia isolada, comparada a técnica de raquianestesia associada ao "TAP Block", gerando queixas de retenção urinária com necessidade de sondagem vesical, náusea, êmese e prurido, podendo prejudicar a boa recuperação dos pacientes submetidos a essa técnica anestésica.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7391
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Enrique Chiaradia.pdf104,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.