Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7367
Título: Análise dos dados epidemiológicos e histopatológicos dos laudos anatomopatológicos de melanoma cutâneo diagnosticados no município de Criciúma/SC
Autor(es): Unfried, Alvaro Artur Costa
Souza, Volnei Pedro Dias de
Orientador(es): Rocha, Luana Boeira
Palavras-chave: Melanoma cutâneo
Tipos histológicos
Dermatologia
Epidemiologia
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: O melanoma cutâneo é o câncer cutâneo com maior letalidade. Sua incidência vem aumentando em todo o mundo, principalmente em pessoas com fototipos mais baixos o que é considerado um fator de risco. Tendo em vista a colonização europeia da cidade de Criciúma, torna-se importante o estudo dessa doença para que politicas públicas sejam implantadas no sentido de educar a população e alertala quanto ao diagnóstico precoce. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico do melanoma cutâneo primário no município de Criciúma, caracterizando sua distribuição pela idade, sexo, procedência, localização cutânea, nível de Clark e índice de Breslow. Foi realizado um estudo retrospectivo, do tipo descritivo e observacional com coleta de laudos anatomopatológicos de dois laboratórios de patologia, localizados no município em questão, do período de janeiro de 2010 até janeiro de 2015, de abordagem quantitativa. Foram incluídos no estudo 133 laudos com diagnóstico de melanoma cutâneo. Os dados coletados foram analisados com auxílio do software SPSS versão 22.0. Os testes estatísticos foram realizados com um nível de significância α = 0,05 e confiança de 95%. O tipo histológico mais comum encontrado no sexo feminino foi do tipo extensivo superficial com localização mais prevalente em membros inferiores e tronco, no sexo masculino o mais encontrado foi o melanoma nodular de maior localização em região de tronco. No total, 83 laudos, não relacionaram a localização da lesão e nenhum havia raça descrita. Os melanomas apresentaram um predomínio de Breslow, considerados de prognóstico mais favorável.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7367
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Álvaro Arthur Costa Unfried - Volnei Pedro Dias de Souza.pdf141,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.