Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/736
Título: O confinamento de imigrantes e descendentes de italianos e alemães no Vale do Araranguá durante a 2ª Guerra Mundial
Autor(es): Gonçalves, Renan Borges
Orientador(es): Zanelatto, João Henrique
Palavras-chave: Segunda guerra mundial
Repressão aos imigrantes
Imigrantes italianos
Imigrantes alemães
Confinamento dos imigrantes
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel e Licenciatura no Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a prática do confinamento no qual estrangeiros de origem italiana e alemã foram submetidos em Timbé do Sul, no extremo sul do estado de Santa Catarina durante a Segunda Guerra Mundial. Tendo em vista a carência de estudos a respeito do tema proposto, essa pesquisa procura por meio de entrevistas, evidenciar narrativas de pessoas que vivenciaram essas experiências na época ou que tenham algum conhecimento dessas histórias. Analisando essas narrativas percebemos reminiscências de um passado longínquo porém ainda pulsante, vivo. Na escuta dessas vozes, percebemos detalhes que jamais poderiam ser evidenciados de outra maneira se não por meio da entrevista, o medo a desconfiança, o desassossego, lembranças de uma época marcante. Em anexo as entrevistas, a análise de documentos primários oficiais da época, aliada a pesquisa bibliográfica teórica referente à temática do trabalho, constituem este estudo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2010
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/736
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renan Borges Gonçalves.pdfTCC795,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.