Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7354
Título: Doença Inflamatória Pélvica com Intervenção Cirúrgica
Autor(es): Lima, Cynthia Mota Etchandy
Orientador(es): Vilhena, Simone Anselmo Junkes
Palavras-chave: Doença Inflamatória Pélvica
Idade Fértil
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar a prevalência da infecção nos resultados encontrados em prontuários de pacientes com suspeita de Doença Inflamatória Pélvica. Foi realizado um estudo documental, com prontuários de mulheres atendidas em uma Clínica Escola do sul de Santa Catarina entre Janeiro de 2010 a Dezembro de 2013, e foram excluídas as mulheres que não estavam em idade fértil. Das 456 mulheres em idade fértil, 36 casos diagnosticados com DIP, ou seja, 7,89%. A idade mediana foi de 33,1 (13 – 47) anos, as mulheres solteiras corresponderam a 44,44%, a classe social com maiores resultados positivo foi a classe média que correspondeu a 34,3%, e os casos diagnosticados que necessitaram de intervenção cirúrgica corresponderam a 30,55%. Ao término deste artigo, observou-se que a população estudada, em sua maioria, possui acompanhamento médico ginecológico regular. Observamos que em todos os casos cuja intervenção cirúrgica deu-se necessária, o exame citopatológico não corroborou para o diagnóstico da enfermidade, tendo em vista que os patógenos não são detectados neste exame, sendo necessário exames específicos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2015
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7354
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cynthia Mota Etchandy Lima.pdf308,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.