Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7250
Título: Perfil epidemiológico dos pacientes bipolares das Clínicas Integradas da Universidade do Extremo Sul Catarinense
Autor(es): Réus, Pedro Henrique Barp
Quadros, Luiz Felipe Andrade
Orientador(es): Valvassori, Samira da Silva
Palavras-chave: Transtorno bipolar
Perfil Epidemiológico dos Pacientes
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes com Transtorno Bipolar (TB) atendidos nas Clínicas Integradas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), durante o período de 2017 a 2018. Métodos: Foi aplicado nos pacientes um questionário estruturado com dados sociodemográficos e sobre a condição médica geral do paciente, bem como as medicações utilizadas por eles. Além disso, foi aplicada a escala de Young para mania e a escala de Hamilton para depressão. Resultados: A idade média dos pacientes foi de 42,85 anos, com desvio padrão de ± 12,96. O sexo mais prevalente foi o feminino 82,4%, a etnia predominante foi a branca 85,3%. O TB do tipo I foi o mais frequente com 82,4% e a depressão foi o principal episódio de humor em que se encontravam os pacientes no momento da entrevista, com 61,8% da amostra. Quando avaliada internação, 41,2% foram internados em algum momento de suas vidas, sendo que a depressão foi principal motivo de internação, representando 50% dos casos. Dentre os pacientes, 64,7% já tentaram suicídio, além disso, 64,7% tinham familiar com algum transtorno psiquiátrico. Todos os pacientes avaliados já fizeram uso de algum tipo de medicação psiquiátrica, dentre os medicamentos, destacou-se: estabilizadores de humor, com 70,6% dos casos. Conclusão: O perfil epidemiológico obteve como destaque uma propensão maior ao sexo feminino, etnia branca, subtipo mais comum é o subtipo I e a depressão se manifestou mais comumente; além disso, a maioria dos pacientes tentaram suicídio em algum momento de suas vidas.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7250
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Henrique Barp Réus e Luiz Felipe Andrade Quadros.pdf488,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.